O Presidente eleito, Celso Bartz, falou dos desafios que serão enfrentados pela nova gestão e como sua Diretoria vai lidar com esses desafios
Em assembleia geral ordinária da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro(AUD) na manhã desta quinta-feira dia 30 de junho, foi eleita por aclamação a nova Diretoria da Associação na sede.
Com a presença de cerca de 40 associados (15% dos associados aptos a votar), a chapa capitaneada pelo atual presidente Celso Bartz, foi escolhida para mais uma gestão.
O Conselho Diretor ficou com a seguinte configuração:
DIRETORIA:
Presidente: CELSO BARTZ
Vice-Presidente: GUSTAVO SOUZA
Secretário: ALVARO HUBER RIBEIRO
Tesoureiro: CARLOS EURICO KISNER BRIDI
CONSELHEIROS:
VOLZEAR LONGARAY JUNIOR
MARCOS JANKE BARTZ
ARI LAGUNA CURTINAZ
O Conselho de Administração ficou com a seguinte configuração:
SINDICATO RURAL DE CAMAQUÃ
Titulares:
ARILEI RIBEIRO MENDES
JORGE LONGARAY JAEGER
BETANIA LONGARAY FONSECA
ALEXANDRE LONGARAY BUCHAIN
Suplentes:
FERNANDO MENDES GEHLING
CLENI BARTZ MENEZES
HELDER MENDES LONGARAY
ROGÉRIO SOUZA DA SILVA
SINDICATO DOS TRABALHADORES AGRICULTORES FAMILIARES DE CAMAQUÃ
Titulares:
VARLEI NOVINSKI FIGUEIREDO
EVALDO BARTZ
EDERALDO VAZ DUMMER
ADERALDO EZEQUIEL GARCIA
Suplentes:
ARIOVALDO MEDEIROS GARCIA
CARLOS WARLEY KRUGER
JOÃO BATISTA BARBOSA FONTOURA
NALDO BIERHALS
Quanto ao Conselho Fiscal, ficou composto pelos seguintes Diretores:
Titulares:
JOAQUIM DERALDO POGORZELSKI
CLAUDIO FANTINELLI
ADILSON DA ROCHA REIS
Suplentes:
ÁLVARO IZIDRO DOS SANTOS BUENO
ROGER PIERRE FERRÃO VARGAS
MAURO ROBERTO WESTPHAL
“A intenção sempre foi que o vice-presidente da AUD, Volzear Longaray Jr. desse continuidade ao trabalho da Diretoria, atuando agora como Presidente na chapa apresentada na Assembleia. Mas devido ao envolvimento dele com a operação da compra da CESA pela Associação dos Arrozeiros, da qual ele é presidente, e a consequente criação da COOPACC, a nova cooperativa derivada dessa compra, entendeu-se que seria prudente a indicação de outro Diretor para o substituir” é o que esclarece o Presidente Celso Bartz, que foi então indicado para a permanência no cargo."
“A AUD tem uma equipe forte e um corpo de Diretores engajados, integrados e coesos. Esses fatores fizeram com que eu condicionasse a indicação de meu nome para assumir novamente como presidente se essa equipe e Diretores permanecessem também na próxima Diretoria. Tenho muita gratidão por todo o apoio e ajuda prestada pelos meus colegas Diretores e equipe da AUD”- Celso Bartz sobre a indicação de seu nome para a permanência na Presidência da AUD por mais uma gestão.
A nova Direção vai enfrentar desafios nos próximos tempos, devido a intenção de plantio de arroz reduzido, não só em Camaquã, mas em todo o Estado(em torno de 10% menos), o que reduz o mercado para a venda do produto principal administrado pela AUD que é a água para irrigação das propriedades.
Embora no ano passado, a AUD tenha apresentado uma receita menor em comparação com o ano anterior, as contas da entidade fecharam no azul, mas em se tratando de uma entidade sem fins lucrativos, tem-se mantido preços atrativos para produtores, sem penalizar a Associação gerando déficit, o que comprometeria o serviço prestado e a manutenção geral da infraestrutura da AUD.
Diante desses desafios, o presidente Celso Bartz, apresentou os planos da nova Diretoria para a próxima gestão:
“A AUD não é referência nacional à toa. A capacidade técnica e tecnológica da instituição aliada ao profissionalismo e especialização de toda a equipe, tanto do administrativo quanto do pessoal em campo, se mostram todos muito capazes e dedicados. De maneira que não serão penalizados por uma eventual diminuição de receita decorrente da falta de demanda de água na produção arrozeira reduzida. Essa será a principal meta da nova administração, que será atingida com ações criativas como a promoção da irrigação de sequeiro, seja para a soja, milho ou pastagem, de acordo com as regulamentações da instituição, bem como a melhor administração da matriz energética dentro da AUD, que vem lidando com preços impraticáveis de energia elétrica onde os painéis fotovoltaicos tem sido apontados como solução viável e já estamos bem adiantados nesse processo de transição, tendo em nossa posse alguns orçamentos para avaliação.”
Ações serão também implantadas, segundo o presidente, com o Governo Federal:
“Teremos em seguida uma visita do Secretário de Irrigação do MDR(Ministério do Desenvolvimento Regional) onde receberemos aporte para revitalização do perímetro, seja nas bombas do Rio Camaquã ou nas estruturas de pontes, canais e condutos de água dentro do perímetro.”
No trabalho desenvolvido pela AUD ainda está a limpeza do descarregador de cheias que é o canal principal que atravessa a BR-116. A AUD adquiriu maquinário recentemente para esse e outros fins, para trazer mais tranquilidade aos camaquenses e aos moradores do Banhado do Colégio, que em períodos de excesso de chuva, se mostram apreensivos por possibilidade de enchente.
Maquinário adquirido pela AUD para limpeza do canal descarregador de cheias da BR-116
コメント